Deseja ficar por dentro de todas as informações necessárias sobre a CNH Social para conseguir a sua de maneira gratuita? Então, continue a leitura deste artigo para descobrir se você pode fazer parte do programa!
Com o cenário econômico atual em constante mudanças e com crises que vieram para dificultar a vida dos cidadãos brasileiros ficou extremamente complicado conseguir a CNH.
Esse motivo se deu principalmente pelo grande aumento do valor da gasolina no país como também outros fatores que fizeram com que o preço de uma carteira de habilitação aumentasse nas autoescolas.
Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo totalmente explicativo para que você consiga tirar as suas dúvidas sobre a CNH social e até mesmo descobrir se pode participar da iniciativa na cidade em que reside. Confira!
Entenda a CNH Social
A CNH Social é uma medida adotada por alguns estados do país como uma forma de democratizar o acesso à uma carteira de condução de veículos da categoria A e B.
A iniciativa conta com alguns critérios sociais para que os candidatos consigam a tão sonhada carteira de motorista de forma gratuita com ajuda do Governo.
No entanto, é importante deixar claro que esse não é um processo tão simples quanto parece e também é bastante concorrido. Afinal, é o sonho de muitas pessoas conseguir a CNH.
Regiões que oferecem a CNH Social
Atualmente, 12 estados brasileiros e o Distrito Federal oferecem o acesso à CNH Social para os seus moradores. Logo abaixo, listamos as demais localidades para você conferir:
- Espírito Santo
- Mato Grosso do Sul
- Acre
- Goiás
- Alagoas
- Rio Grande do Norte
- Amazonas
- Sergipe
- Paraíba
- Pará
- Roraíma
- Pernambuco
O estado de Alagoas conta com uma exceção porque a CNH Social está disponível apenas em sua capital Maceió. As demais cidades ainda não contam com o projeto para os seus moradores.
Como realizar a inscrição
Ainda não existe uma padronização entre os estados na hora de se inscrever para fazer parte do projeto que visa arcar com todas as despesas do Detran como também da autoescola.
Sendo assim, as pessoas interessadas em se inscrever devem entrar em contato com o departamento de trânsito da sua cidade para buscar por mais informações sobre a CNH Social.
Cada estado é responsável pela divulgação do período de inscrição e também possui alguns critérios para que as pessoas estejam aptas a participarem. Isso significa que se você realmente está interessado em fazer parte do projeto deve buscar o DETRAN do seu município para obter informações concretas e verídicas.
Quais os principais critérios
De modo geral, existem algumas regras bastante comuns entre os estados para que uma pessoa possa se inscrever e conseguir a CNH Social. Por isso, abaixo estão listados os principais critérios para você conhecer:
- Possuir idade igual ou superior a 18 anos;
- Ser alfabetizado;
- Ser baixa renda (possuir renda familiar de até 2 salários mínimos);
- Receber algum benefício do Governo;
- Possuir cadastro no CadÚnico.
Contudo, como mencionado anteriormente é necessário buscar informações no Detran da sua cidade para saber se existem mais exigências para fazer parte do programa da CNH Social.
E aí, gostou desse conteúdo?
O nosso principal objetivo com esse material é fornecer informações verdadeiras sobre a CNH Social para que você fique totalmente ciente de como ele funciona e quem pode fazer parte.
Esperamos que você tenha curtido esse artigo e recomendamos que clique no botão abaixo para ler mais conteúdos semelhantes a esse em nosso blog. Aproveite!