No mês de outubro de 2022, foi publicada uma lista com 12 instituições financeiras aprovadas e credenciadas pelo Ministério da Cidadania para conceder o empréstimo Auxílio Brasil.
A concessão deste crédito é proposta somente para quem faz parte do programa Auxílio Brasil e Benefício de Prestação Continuada.
Esta é uma questão bastante delicada e complexa pois oferece uma opção de empréstimo para pessoas que vivem em situações vulneráveis e de extrema pobreza, cuja maior necessidade é sobreviver.
Se tem interesse em saber mais sobre esse assunto, leia este post até o fim e veja informações sobre como funciona o empréstimo, os requisitos necessários e outras dúvidas que podem surgir durante o processo!
O que é o Auxílio Brasil?
Trata-se de um programa concedido pelo Governo Federal em substituição ao programa Bolsa Família. Este benefício foi desenvolvido a fim de disponibilizar uma renda mensal para famílias em situações vulneráveis de pobreza e extrema pobreza.
Como funciona o empréstimo Auxílio Brasil?
O empréstimo Auxílio Brasil corresponde a uma modalidade de empréstimo consignado. Sendo assim, as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente do benefício recebido.
Isso significa que não há necessidade de realizar transferência do valor da parcela do empréstimo para o banco, pois o valor é descontado automaticamente do seu benefício.
Conheça as regras e condições do empréstimo Auxílio Brasil
Separamos a seguir algumas regras e condições relevantes que você deve saber antes de solicitar o empréstimo Auxílio Brasil. Confira!
- O valor concedido pode comprometer até 40% do valor mensal do seu benefício;
- As parcelas do empréstimo não podem ultrapassar o valor de R$160,00;
- O pagamento do empréstimo pode ser feito em até 24 vezes;
- As taxas de juros não podem ultrapassar 3,5%/mês.
Conheça as taxas do empréstimo Auxílio Brasil
Conforme a Portaria número 816 do Ministério da Cidadania, as instituições financeiras podem determinar qual será a taxa de juros para concessão de empréstimos Auxílio Brasil, no entanto, não podem exceder o percentual de 3,5% por mês.

Além disso, as instituições financeiras devem indicar obrigatoriamente as taxas de juros aplicáveis e os valores do custo efetivo total (CET) referente ao empréstimo. A portaria proíbe a cobrança de Taxa de Abertura de Crédito (TAC) ou quaisquer outras taxas administrativas.
Para quem é indicado o empréstimo Auxílio Brasil?
A Caixa Econômica Federal, uma das instituições que têm permissão para conceder o empréstimo indica os seguintes critérios a serem cumpridos para solicitação do empréstimo:
- O interessado deve estar recebendo o auxílio brasil em um período maior que 90 dias;
- O benefício não pode ter data de término (regra para emancipados);
- Os interessados não devem ter se ausentado de convocações do Ministério da Cidadania para verificar e atualizar informações cadastrais.
Posso usar o empréstimo para qual finalidade?
O empréstimo auxílio brasil pode ser uma ótima opção em duas situações, confira abaixo quais são elas:
Quitar dívidas: dependendo do valor da dívida, compensa solicitar o empréstimo do auxílio brasil para quitá-la mais rápido.
Investir: Comprar equipamentos ou produtos a fim de investir o valor, também é uma ótima ideia para aumentar sua renda.
Gostou deste conteúdo?
Sabemos que um empréstimo é uma ótima solução para todos os problemas financeiros, mas queremos lembrá-los que o valor deve ser utilizado de forma consciente para evitar inadimplências futuras.
O empréstimo auxílio brasil é uma excelente alternativa, no entanto, solicite-o se realmente estiver necessitando do valor com urgência.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e de extrema importância para um melhor entendimento a respeito do funcionamento e das regras necessárias antes de solicitar esse serviço.
Para conferir mais informações e conteúdos como esse, acesse nosso blog e não perca as novidades que temos preparado para você!